quarta-feira, 13 de março de 2024

 

Com a execução do Programa de Monitoramento de Doenças de Veiculação Hídrica da PCH Tamboril se monitora o número de casos de dengue no estado de Goiás e nos municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis.

De maneira geral, se observa um aumento no número de casos da doença no período chuvoso, devido à maior disponibilidade de água parada para reprodução do mosquito.
Desta forma, a equipe responsável pelos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da PCH Tamboril reuniu algumas informações sobre a doença, com o intuito de auxiliar no controle do mosquito transmissor.

A dengue é uma doença causada por vírus, que são transmitidos aos seres humanos pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Existem quatro tipos de vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A infecção por um deles não confere imunidade aos outros, por isso é possível contrair dengue até quatro vezes.


DIFERENÇAS ENTRE O PERNILONGO E MOSQUITO DA DENGUE:


SINTOMAS DA DENGUE CLÁSSICA E DA DENGUE HEMORRÁGICA:






Os sintomas geralmente aparecem de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado.


COMO PREVENIR:

A principal maneira de evitar a dengue é controlar os focos de Aedes aegypti. Para isso é necessário eliminar locais que possam acumular água:


Em locais com focos do mosquito se recomenda ações de proteção, como:

A Anvisa recomenda repelentes que contenham uma das seguintes substâncias:
  • Icaridina.
  • IR3535.
  • DEET.