No dia mundial do Meio Ambiente vamos falar sobre o plástico, que tem se mostrado um dos maiores desafios ambientais do século XXI.
A história do plástico começou em 1862, quando Alexander Parkes descobriu um material orgânico derivado da celulose. A parkesina, como ficou conhecida, foi descoberta durante a busca por um material substituto da borracha, matéria-prima utilizada em muitos produtos na época. A parkesina quando aquecida podia ser moldada e mantinha a mesma forma quando esfriava. Entretanto, seu elevado custo de produção desestimulou os investidores.
Em 1869, o tipógrafo americano John Wesley Hyatt descobriu um material a base de nitrato de celulose tornava-se um filme sólido e flexível. A chamada celuloide era formada por uma mistura de fibras de algodão com ácidos. Celuloide foi utilizada para substituir o marfim na fabricação de bolas de bilhar – esporte tão popular que já ameaçava a população de elefantes.
Há cerca 100 anos Leo Hendrik Baekeland criou a primeira resina totalmente sintética: a baquelita, a primeira forma comercial de plástico totalmente sintético.
“A sociedade estaria 200 anos atrasada se o plástico não tivesse sido inventado”, complementa o engenheiro de materiais especialista em polímeros Luis Fernando Cassinelli, presidente da consultoria paulista Avantec BR Participações.
Daí para o material ocupar o papel de destaque que tem atualmente foi apenas questão de tempo: a produção mundial de plástico passou de 1,5 milhão de toneladas em 1950 para 396 milhões de toneladas em 2016, e estima-se que a produção em 2050 chegue a 33 bilhões de toneladas.
Se a produção e uso do material aumentou, a demanda pela destinação não poderia ser diferente....aumentou ainda mais!!! E é aí que enfrentamos um grande desafio, pois a maior parte do plástico é descartado em locais inadequados.
De acordo com Pesquisa FAPESP, "especialistas preocupam-se
particularmente com o impacto da poluição por plásticos nos mares. Calcula-se
que, a cada ano, mais de 8 milhões de toneladas de lixo produzidos desse
material cheguem aos oceanos, provocando prejuízos à vida marinha, à pesca e ao
turismo. Grandes aglomerações de plástico flutuante estão presentes em todos os
oceanos – são os chamados giros. O maior deles, a Grande Mancha de Lixo do
Pacífico, forma-se
na altura do Havaí e da Califórnia e se estende até o Japão".
Outro problema é que na natureza os plásticos sintéticos levam um tempo excessivo para se degradar. Garrafas de água e refrigerantes feitas de PET (polietileno tereftalato) precisam de até 400 anos para se decompor, enquanto um copo de plástico permanece pelo menos 200 anos no ambiente.
A poluição por materiais plásticos, sustenta Skaf, é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem.
Que tal adotar uma forma de consumo mais consciente??? E ajudar o Planeta Terra a se tornar mais saudável para todas as formas de vida!!!!
- De preferência à materiais reutilizáveis ou biodegradáveis, como sacolas de pano, canecas ou caixas de papelão;
- Se o uso de canudos for indispensável para você, utilize de um material que não seja descartável, como vidro ou metal;
- Separe seu lixo para auxiliar no processo de reciclagem.
No seu município não tem coleta seletiva? Ajude a pressionar as autoridades, a reciclagem não só é importante para a natureza como também para a geração de rendas para muitas famílias.
Referências:
Como surgiu o Plástico: https://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/07/como-surgiu-o-plastico#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20do%20pl%C3%A1stico%20come%C3%A7ou,em%20muitos%20produtos%20na%20%C3%A9poca.&text=Esses%20eram%20os%20grandes%20desafios%20para%20se%20fabricar%20uma%20resina%20pl%C3%A1stica.
História do Plástico: https://plasticovirtual.com.br/historia-e-evolucao-do-plastico/;
Plástico o maior desafio ambiental do século XXI: https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/plastico-e-o-maior-desafio-ambiental-do-seculo-xxi-segundo-onu-meio-ambiente/.